segunda-feira, 2 de junho de 2014

Já vai tarde

Joaquim Barbosa anunciou a aposentadoria. Já vai tarde.

O problema da aposentadoria do Joaquim Barbosa é que provavelmente seu substituto será alguém pior. Será alguém escolhido a dedo para proteger os criminosos de colarinho branco, membros ou aliados do governo, que possam ser processados no futuro. Quanto à justiça pro cidadão comum, ninguém liga.

O verdadeiro legado de Joaquim Barbosa foi mostrar para o Brasil inteiro que o STF é um lugar de indivíduos orgulhosos, corporativistas e totalmente desconectados da realidade brasileira. Em seus arroubos de rispidez, Joaquim Barbosa mostrou que a preocupação de seus colegas não era com o argumento utilizado pelo ministro, mas com a forma utilizada por ele. Pois o STF quer ser um colegiado de pessoas que se julgam acima do bem e do mal e que, a despeito de eventuais desavenças de opinião, vivam se dando tapinhas nas costas e se tratando como deuses sagrados.

Quanto à atuação jurídica de Joaquim Barbosa, ele é igual aos outros, que votam de acordo com suas preferências pessoais e ficam fazendo discursos de horas em linguagem rebuscada para fingir dar um embasamento legal. Logo, não deixou legado nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva coisas inteligentes. Se for troll ou MAV, nem perca seu tempo.